DECÁLOGO
A Lei de Deus está formulada nos dez mandamentos seguintes: I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. – Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano. II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus. III. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado. IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará. V. Não mateis. VI. Não cometais adultério. VII. Não roubeis. VIII. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo. IX. Não desejeis a mulher do vosso próximo. X. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam. É de todos os tempos e de todos os países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. [...]
Referência: 
O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 3a ed. francesa rev., corrig. e modif. pelo autor em 1866. 124a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004..
A nova lei é o primeiro anúncio divino do amor e da caridade, como meios de depuração e de progresso.
Referência: 
Roma e o Evangelho: estudos filosófico-religiosos e teórico-práticos. 9a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
[...] a primeira grande revelação de Leis Divinas – o Decálogo – que lhes [aos judeus] prescrevia o que não deviam fazer em dano do próximo.
Referência: 
As leis morais: segundo a filosofia espírita. 12a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
Mandamentos são os princípios éticos transmitidos por Deus aos homens de todos os tempos, através de emissários chamados profetas. Foram sintetizados no Decálogo, o qual Jesus não veio derrogar, mas sim aperfeiçoar.
Referência: 
O Sermão da Montanha. 16a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..
[...] As dez recomendações contidas nas Tábuas da Lei poderiam constituir a legislação de todos os povos e com isso estaria estabelecida a justiça no mundo.
Referência: 
O psiquismo experimental: estudo dos fenômenos psíquicos. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1982..
[...] o Decálogo, apresentado a Moisés no monte Sinai três meses após a saída dos hebreus do Egito, estatui os deveres do indivíduo para consigo mesmo, o seu próximo e Deus, estabelecendo códigos de costumes pessoais e sociais para uma vida feliz.
Referência: 
Impermanência e imortalidade. Pelo Espírito Carlos Torres Pastorino. 4a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..
Os dez mandamentos bíblicos da Lei de Deus, recebidos mediunicamente por Moisés.
Referência: 
O Cristo de Deus: resposta ao “Jesus de Nazaret” de H. Rivereto. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1979..
Em essência, temos na Tábua dos Dez Mandamentos, recebida por Moisés no monte Sinai, a revelação autenticamente divina, definindo o que o homem não deve fazer. Nela estão os fundamentos da Justiça Humana, estabelecendo que nossos direitos terminam quando começam os direitos alheios, e que só nos é lícito fazer o que não implique prejuízo para nosso semelhante.
Referência: 
A voz do monte. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003..
Assim, o Decálogo de Moisés caracteriza-se pela ênfase à unidade de Deus e à Justiça Superior. [...]
Referência: 
Tempo de renovação. Prefácio de Lauro S. Thiago. Rio de Janeiro: FEB, 1989..
Ver também DEZ MANDAMENTOS |