Corpo astral

[...] o corpo astral ou psíquico é o mais importante de todos os corpos da Natureza, apesar de as ciências experimentais o ignorarem. [...] Esse corpo constitui a única parte material do corpo humano, que é imperecível. É o zoo-éter, matéria primordial ou força-vital.

Referência: 
Fatos espíritas. Trad. de Oscar D’Argonnel. 10a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

O corpo astral é, por assim dizer, imaterial, etéreo, fluídico. É por ele que o Espírito está associado ao corpo material; é o envelope da Alma, a substância física do Espírito.

Referência: 
Narrações do infinito: lúmen. Trad. de Almerindo Martins de Castro. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999..

O corpo astral, ou corpo celeste, de que tratam as Escrituras sem contudo explicá-lo, assim como muitos sábios e filósofos da Antigüidade, é a sede das sensações e das impressões que afetam a mente, é também o servo, o instrumento de que se serve a Alma, essência divina, para se manifestar e agir onde quer que a levem as suas múltiplas e inconcebíveis operosidades; exatamente este, com que nós ambos nos falamos neste momento, corpo que nos permite cumprir as ordenações da nossa Alma, da nossa vontade, e que nos torna visíveis uns aos outros na vida espiritual e até mesmo aos homens, em determinadas circunstâncias. Ora, esse corpo astral, delicado e sutil a tal ponto que em suas fibras luminosas se decalcam todos os nossos pensamentos, impressões, atos e realizações, tão sutil que é invisível na Terra, e só em determinadas circuns tâncias será visível, é composto, por sua vez, de três elementos indestrutíveis, embora imponderáveis em relação à matéria terrena, magníficos elementos, esses, que justamente o tornam eterno como a própria Alma, pois ele não se corromperá jamais, jamais desaparecerá! e é ainda, por natureza, invisível como a luz, e só se alterará através da evolução, atingindo maiores possibilidades para a irradiação plena da Alma, ou seja, da transmissão dos pensamentos, das vontades e dos sentimentos desta. Tais elementos são: a

Referência: 
.

O fluido magnético; b

Referência: 
.

A eletricidade; c

Referência: 
.

O fluido cósmico universal [...].

Referência: 
Ressurreição e vida. Pelo Espírito Léon Tolstoi. 2a ed. esp. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

Para resumir, diremos que corpo astral é o duplo perfeito do nosso corpo físico; contribui para moldar este no ato do nascimento e é amoldado conforme o progresso que o Espírito tiver operado na vida. Após a morte, subsiste ainda, possuindo mesmo todas as sensações, todos os apetites do corpo físico, de acordo com a depuração do Espírito.

Referência: 
A Levitação. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980..

[...] o corpo astral exteriorizado não constitui somente o suporte de uma força motora, porém que é também o portador da força vital, da força formativa, da sensibilidade e da cons ciência. Ele pode existir independente mente do corpo material e estar dele separado, o que equivale a afirmar a sua imortalidade [...].

Referência: 
A Levitação. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980..
Ver também PERISPÍRITO |  MUNDO |  DUPLO |  DUPLO |