CLARIVIDÊNCIA

[...] É um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes do ser incorpóreo que existe em nós e cujos limites não são outros senão os assinados à própria alma. O sonâmbulo vê em todos os lugares aonde sua alma possa transportar-se, qualquer que seja a longitude.

Referência: 
O Livro dos Espíritos: princípios da Doutrina Espírita. Trad. de Guillon Ribeiro. 86a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] antes de classificar entre os fenômenos telestésicos um caso de clarividência, é preciso indagar se ele se pode esclarecer por meio de modalidades outras, mediante as quais se verificam os fenômenos telepáticos e também, às vezes, os de criptomnesia, como, por exemplo, nos de encontro de objetos perdidos, graças a um sonho revelador. Segue-se daí que, aplicando esta regra às manifestações da clarividência em geral, verificamos poderem ser os fenômenos presumidos de visão ou percepção supranormal reduzidos à transmissão ou leitura de pensamento, e, em parte, a fenômenos de criptomnesia.

Referência: 
Os enigmas da psicometria: dos fenômenos de telestesia. Trad. de M. Quintão. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999..

Sob o nome de clarividência ou lucidez, designa-se a faculdade de adquirir conhecimentos precisos sem o socorro dos sentidos normais e sem leitura de pensamentos.

Referência: 
O ser subconsciente: ensaio de síntese explicativa dos fenômenos obscuros de psicologia normal e anormal. Trad. de Gilberto Campista Guarino. Rio de Janeiro: FEB, 1975..

Clarividência é a faculdade pela qual a pessoa vê os Espíritos com grande clareza.

Referência: 
Estudando a mediunidade. 23a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004..
Ver também VISTA ESPIRITUAL |  ADIVINHAÇÃO |  PRECOGNIÇÃO |  RETROCOGNIÇÃO |  PSICOMETRIA |  CRIPTOSCOPIA |