SUBCONSCIÊNCIA

[...] O subconsciente é simplesmente um estado da memória, cujas camadas profundas, silenciosas na vida normal, despertam e vibram durante a exteriorização [da alma]. [...]

Referência: 
No invisível: Espiritismo e mediunidade. Trad. de Leopoldo Cirne. 23a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] O que se chama subconsciência é o resultado da atividade isolada do psiquismo inferior (subconsciência inferior) ou do psiquismo superior (subconsciência superior).

Referência: 
O ser subconsciente: ensaio de síntese explicativa dos fenômenos obscuros de psicologia normal e anormal. Trad. de Gilberto Campista Guarino. Rio de Janeiro: FEB, 1975..

Na zona subconsciente [da mente] situa-se a “residência de nossos impulsos automáticos”. É a vida mecanizada, dela eclodindo impulsos que contam a nossa história pretérita.

Referência: 
O pensamento de Emmanuel. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1994..

[...] O subconsciente precisamente a zona dos instintos, das idéias inatas, das qualidades adquiridas; é o passado transposto, inferior mas adquirido (misoneísmo). Aí se depositam todos os produtos substanciais da vida; nessa zona reencontrais o que tendes sido e o que tendes feito. [...]

Referência: 
Universo e vida. Pelo Espírito Áureo. 6a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] essa zona oculta, da esfera psíquica de cada um, é o reservatório profundo das experiências do passado, em existências múltiplas da criatura, arquivo maravilhoso onde todas as conquistas do pretérito são depositadas em energias potenciais, de modo a ressurgirem no momento oportuno.

Referência: 
O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 26a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..

Os elos da reencarnação fazem o papel de quebra-luz sobre todas as conquistas anteriores do Espírito reencarnado. Nessa sombra, reside o acervo de lembranças vagas, de vocações inatas, de numerosas experiências, de valores naturais e espontâneos, a que chamais subconsciência.

Referência: 
O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 26a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006..

[...] é o acervo de experiências realizadas pelo ser em suas existências passadas. [...]

Referência: 
Emmanuel: dissertações mediúnicas sobre importantes questões que preocupam a Humanidade. Pelo Espírito Emmanuel. 25a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] A subconsciência é, de fato, o porão dilatado de nossas lembranças, o repositório das emoções e desejos, impulsos e tendências que não se projeta ram na tela das realizações imediatas; no entanto, estende-se muito além da zona limitada de tempo em que se move um aparelho físico. Representa a estratificação de todas as lutas com as aquisições mentais e emotivas que lhes foram conseqüentes, depois da utilização de vários corpos. [...]

Referência: 
Obreiros da vida eterna. Pelo Espírito André Luiz. 31a ed. Rio de Janeiro: FEB. 2006..
Ver também EXAME CONSCIENCIAL |  EXAME CONSCIENCIAL |