PSICOMETRIA

[...] mediunidade segundo a qual o sensitivo, posto em contato com objetos, pessoas ou lugares relacionados com acontecimentos passados, sintoniza-se de tal maneira com o clima psicológico em que esses acontecimentos ocorreram que se torna capaz de descrevê-los com assombrosa precisão. [...]

Referência: 
Crônicas de um e de outro: de Kennedy ao homem artificial. Prefácio de Abelardo Idalgo Magalhães. Rio de Janeiro: FEB, 1975..

[...] os fenômenos de psicometria [...] consistem em que, se se puser um objeto nas P mãos de sensitivos especiais, eles lhe revelarão a história, ou descreverão a da pessoa que longamente o usou. [...]

Referência: 
Animismo ou Espiritismo: qual dos dois explica o conjunto dos fatos? Trad. de Guillon Ribeiro. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995..

[...] possibilidade de estabelecer-se a relação psíquica com pessoas distantes, desconhecidas de todos os presentes, mas só sob a condição de apresentar-se ao sensitivo um objeto que haja trazido consigo longo tempo o indivíduo distante com quem se deseje entrar em comunicação [...].

Referência: 
Animismo ou Espiritismo: qual dos dois explica o conjunto dos fatos? Trad. de Guillon Ribeiro. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1995..

[...] uma das modalidades da clarividência [...]. As modalidades segundo as quais se estabelece a conexão entre o sensitivo e a pessoa ou meio concernente ao objeto psicometrado, distinguem, efetivamente, a psicometria das outras formas de clarividência. [...] Na psicometria, [...] os objetos apresentados ao sensitivo [...] constituem verdadeiros intermediários adequados, que, à falta de condições experimentais favoráveis, servem para estabelecer a relação entre a pessoa ou meio distantes, mercê de uma influência real, impregnada no objeto, pelo seu possuidor. Esta influência, de conformidade com a hipótese psicométrica, consistiria em tal ou qual propriedade da matéria inanimada para receber e reter, potencialmente, toda espécie de vibrações e emanações físicas, psíquicas e vitais, assim como se dá com a substância cerebral, que tem a propriedade de receber e conservar em latência as vibrações do pensamento.

Referência: 
Os enigmas da psicometria: dos fenômenos de telestesia. Trad. de M. Quintão. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999..

[...] Ordinariamente, a faculdade psicométrica é uma função do EU integral subconsciente, posto que se verifique, muitas vezes, com a intervenção de entidades desencarnadas.

Referência: 
Os enigmas da psicometria: dos fenômenos de telestesia. Trad. de M. Quintão. 5a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1999..

[...] um pedaço de arma, uma medalha, um fragmento de sarcófago e uma pedra de ruínas evocarão na alma do vidente uma série completa de imagens referentes aos tempos e aos lugares a que pertenceram esses objetos. É o que se chama psicometria.

Referência: 
O problema do ser, do destino e da dor: os testemunhos, os fatos, as leis. 28a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] a clarividência é facilitada pelo contato do sujet com um objeto qualquer proveniente do ambiente visto, bem como de pessoas com as quais a afinidade deva estabelecer-se (é a psicometria).

Referência: 
O ser subconsciente: ensaio de síntese explicativa dos fenômenos obscuros de psicologia normal e anormal. Trad. de Gilberto Campista Guarino. Rio de Janeiro: FEB, 1975..

Lamenta o autor a impropiedade do termo psicometria, mas reconhece que ele está de tal forma implantado que seria prejudicial recomendar outro. Diz mais que o fenômeno se reporta – se bem que com ligeira diferença – ao que os ocultistas chamam de clichês astrais, os teósofos, de impressões akásicas, e Myers, de telestesia retrocognitiva, e outros pesquisadores, de persistência das imagens. – Segundo a hipótese da psicometria – escreve Bozzano –, a matéria inanimada teria a faculdade de registrar e conservar em estado potencial toda sorte de vibração e emanação física, psíquica e vital, da mesma forma que a substância cerebral possui a propriedade de regis trar e conservar em estado latente as vibrações do pensamento. Haveria, pois, além da memória cerebral, uma espécie de memória cósmica que documentaria, como num videotape, os acontecimentos verificados pelo universo afora. Acha Bozzano que a analogia é perfeita e que nada do ponto de vista científico, como as leis físicas ou fisiopsíquicas formuladas pela Ciência, contrariam a hipótese.

Referência: 
Nas fronteiras do Além. 3a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] faculdade que têm algumas pessoas de lerem impressões e recordações ao contato de objetos comuns. Psicometria é, também, faculdade mediúnica. Faculdade pela qual o sensitivo, tocando em determinados objetos, entra em relação com pessoas e fatos aos mesmos ligados. [...] Pela psicometria o médium revela o passado, conhece o presente, desvenda o futuro.

Referência: 
Estudando a mediunidade. 23a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004..

Lindo e curioso fenômeno mediúnico, que permite ao indivíduo dotado da dita faculdade – ver e ouvir o que foi acontecido ou realizado no local que visita, depois de muitos anos decorridos sobre os mesmos acontecimentos.

Referência: 
A tragédia de Santa Maria. Pelo Espírito Adolfo Bezerra de Menezes. 2a ed. esp. Rio de Janeiro: FEB, 2006..

[...] Em boa expressão sinonímica, como o é usada na Psicologia experimental, significa registro, apreciação da atividade intelectual, entretanto, nos trabalhos mediúnicos, esta palavra [psicometria] designa a faculdade de ler impressões e recordações ao contato de objetos comuns.

Referência: 
Nos domínios da mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. 32a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005..

[...] considerada nos círculos medianímicos por faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e de ler impressões e lembranças, ao contato de objetos e documentos, nos domínios da sensação a distância [...].

Referência: 
Mecanismos da mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. 24a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004..
Ver também Afinidade eletiva |  CLARIVIDÊNCIA |