[...] O Espiritismo ou Doutrina Espírita, nós o desdobramos em Doutrina (propriamente dita, filosófica-experimental) e Movimento (ou prática do Espiritismo, a vivência dos ensinos, pois que este é o seu escopo primordial, como a religião). É claro que um desdobramento assim representa simples preocupação didática, porque é ele uno, o Espiritismo, no seu tríplice aspecto ou sentido: filosofia espiritualista, com base na comprovação experimental, científica, que pode ser repetidamente confirmada através de investigação e pesquisas, em qualquer tempo e por quaisquer pessoas, de conseqüências morais, éticas ou religiosas. O Espiritismo, como religião, revivencia o Cristianismo primitivo, adotando, em decorrência, o Evangelho de Jesus como o maior e mais completo e perfeito código religioso da Humanidade.
Referência:
WANTUIL, Zêus e THIESEN, Francisco. Allan Kardec: meticulosa pesquisa biobibliográfica e ensaios de interpretação. Rio de Janeiro: FEB, 1979-1980. 3 v. - v. 2, Introd.
Ver também
Revelação espírita - Revelação espírita - Religião dos Espíritos - Religião dos Espíritos - CONSOLADOR - CONSOLADOR - Ciência Espírita - Ciência Espírita - DOUTRINA ESPÍRITA
« Página Anterior 155 de 184 Pr�xima P�gina »