Espiritismo de A a Z, Sistema de consulta e pesquisa sobre o espiritismo, reúne 2.000 vocábulos e 6.500 definições e conceitos.

FEB - Federação Espírita Brasileira - Dedicada a servir e a difundir a Doutrina codificada por Allan Kardec

Espiritismo de A a Z - Sistema de consulta e pesquisa, reúne 2.000 vocábulos e 6.500 definições e conceitos.

Formulário de pesquisa de vocábulos e conceitos espiritas por termo.

Scroll up Scroll down

Corpo físico

O corpo físico pode ser comparado a uma indumentária de aluguel, cuja finalidade primordial é ensejar equipamento próprio para apresentação social. No caso em tela, para a experiência de evolução na Terra. Portador de complexos equipamentos, possui mecanismos automatistas que remanescem da sua constituição em atavismo de segurança, logrados através de milênios, quando organizou e desenvolveu os recursos próprios para a sua finalidade, tornando-se portador de incoercível resistência que se reflete na conduta do Espírito que o utiliza. Caracterizado por necessidades que se encarregam de preservar-lhe a existência, os seus são impulsos e reflexos condicionados uns e naturais outros, que, não poucas vezes, predominam na existência humana, quando o ser se permite estacionar no primarismo da condição em que se encontra. O mundo que o cerca tem sido trabalhado de forma a proporcionar-lhe longevidade, melhor qualidade de vida, acenando-lhe prazeres e comodidades que atraem e agradam, por fazerem parte do campo das múltiplas sensações que o assinalam. Embora caiba ao Espírito direcionar-lhe a marcha, conduzindo-o no rumo dos objetivos enobrecedores, não pode fugir às suas injunções imperiosas, que são as heranças ancestrais agora transformadas em tendências de gozo e satisfação imediatas, centralizando a atenção nesta busca desesperada. Como conseqüência exige cuidados especiais e contínuos, a fim de melhor desincumbir-se das relevantes funções para as quais foi estruturado ao largo dos milhões de anos. Resistente a situações penosas e desgastantes é, ao mesmo tempo, frágil, diante de conflitos e contaminações que o desgastam com muita facilidade. Alimentando-se do ar, da água e dos nutrientes que o revigoram e restauram o equilíbrio, também se sustenta das energias psíquicas que o irrigam de vida ou o vergastam penosamente levando-o à consumpção. A predominância dos seus impulsos sobre o ser real que o habita tem sido responsável, pela ignorância deste, por quedas espetaculares no abismo dos vícios e das perversões mais cruéis, em cujas labaredas arde dolorosamente. Submetê-lo a disciplinas educativas, ensejando-lhe mais valiosas possibilidades de preservação dos seus constituintes celulares é dever da consciência, que elabora os métodos de correta aplicação, do que defluem o equilíbrio e o enriquecimento dos significados morais que elevam o ser às cumeadas do progresso.

Referência:
FRANCO, Divaldo P. Impermanência e imortalidade. Pelo Espírito Carlos Torres Pastorino. 4a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. - Aflições do mundo