Seu parto [de Maria] foi igualmente obra do Esp�rito Santo, porque tamb�m foi obra dos Esp�ritos do Senhor e s� se deu na apar�ncia, tal como a gravidez, por isso mesmo que resultava desta, que fora simplesmente aparente. Tanto quanto da gravidez, Maria teve a ilus�o do parto, na medida do que era necess�rio, a fim de que acreditasse, como devia acontecer, um nascimento real. Passado o tempo normal da gravidez, houve efeito de magnetismo espiritual: os Esp�ritos prepostos � prepara��o do advento do Messias colocaram Maria sob a influ�ncia magneto-esp�rita e ela teve completa ilus�o do parto e da maternidade.
Referência:
ROUSTAING, J.B. (Coord.). Os quatro evangelhos: Espiritismo crist�o ou revela��o da revela��o. Pelos Evangelistas assistidos pelos Ap�stolos e Mois�s. Trad. de Guillon Ribeiro. 7a ed. Rio de Janeiro: FEB, 1988. 4 v. - v. 1