Espiritismo de A a Z, Sistema de consulta e pesquisa sobre o espiritismo, reúne 2.000 vocábulos e 6.500 definições e conceitos.

FEB - Federação Espírita Brasileira - Dedicada a servir e a difundir a Doutrina codificada por Allan Kardec

Espiritismo de A a Z - Sistema de consulta e pesquisa, reúne 2.000 vocábulos e 6.500 definições e conceitos.

Formulário de pesquisa de vocábulos e conceitos espiritas por termo.

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MONISMO

Sob as inumeráveis aparências das coisas [...] mais não vemos além de agregações de mônadas, ou seja, parcelas individualizadas do princípio único. [...] [...] inteligência, força e matéria são-lhe as modalidades essenciais a nós representadas. Depois do processo de delimitação criador ou de involução [...], essas modalidades estão no princípio único em estado potencial. Realizam-se pela evolução e, terminada esta, permanecem no estado residual no princípio único. Não passarão então de [...] indeléveis estados de consciência. Tudo o que, a nossos olhos, constitui o Universo material, dinâmico e intelectual não passaria, então, de aparência temporária. Em realidade, só haveria mônadas imortais e agregações dessas mônadas [...]. Os agrupamentos são sempre efêmeros, desagregam-se num dado momento, e as mônadas liberadas vão alhures formar novos desses grupamentos. Mas, cada uma conserva – gravadas em sua essência imortal – a lembrança e a experiência realizada em cada grupamento, assim desenvolvendo a consciência. [...] O homem compreende uma mônada central, muito evolvida, alma ou “eu” real, grupando em sua volta séries de mônadas menos evoluídas. [...] Terminada a evolução, desapareceram as modalidades transitórias. O princíM pio único imortal desenvolveu suas potencialidades e adquiriu a consciência que a todos resume. Ao mesmo tempo que cessam as modalidades passageiras, perdem as mônadas a aparência de sua separação transitória e fundem-se na unidade. Mas, a noção de sua individualidade para tal não se perdeu; a consciência individual realizada durante a evolução faz, naturalmente, parte da consciência total. Apenas, chegada a seu máximo, cada consciência individual passou a ser a própria consciência total.

Referência:
GELEY, Gustave. O ser subconsciente: ensaio de síntese explicativa dos fenômenos obscuros de psicologia normal e anormal. Trad. de Gilberto Campista Guarino. Rio de Janeiro: FEB, 1975. - pt. 2, cap. 2

Ver também
CÉLULA

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